Pomerwasser tem por meta alcançar, em 5 anos, 90% de cobertura da coleta e tratamento do esgoto
- Pomerwasser Ambiental

- 22 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jun.
Todas as ações têm por objetivo assegurar a ampliação do sistema sanitário e garantir a qualidade da água em Pomerode

Desde que a Pomerwasser Ambiental assumiu a operação do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Pomerode, há cerca de dois anos, estão sendo desenvolvidas diversas ações em prol do Meio Ambiente.
A de maior vulto é a instalação das ligações de esgoto na rede coletora já existente, localizada na área central da cidade. “Dentro de cinco anos, a meta é alcançar 90% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto em nossa cidade”, conta a gerente da empresa, Mayra Trierveiler Rego.
Pomerode já possuía uma Estação de Tratamento de Esgoto (“ETE”) em operação, mas com poucas ligações/imóveis interligados a rede coletora.
Os investimentos realizados pela Pomerwasser, até o momento, já ampliaram a cobertura de esgoto tratado para cerca de 500 imóveis. “Estamos avançando na expansão de novas redes coletoras e na reforma de elevatórias pré-existentes.”
O tratamento de esgoto garante que a água utilizada não retorne contaminada aos corpos hídricos, melhorando a qualidade dos ribeirões e rios. “Ao investir em tratamento de esgoto, promovemos a melhoria nos índices de saúde pública e preservação dos recursos hídricos”, enfatiza.
Em junho, um mês voltado para sensibilização quanto às questões ambientais, a Pomerwasser reforça seu compromisso diário em garantir a qualidade da água distribuída e o tratamento adequado do esgoto sanitário.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a empresa desenvolveu uma ação com os funcionários. O objetivo era refletir sobre a gestão dos resíduos sólidos. “Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre compostagem doméstica e a sua importância para reutilização do resíduo orgânico e diminuição do volume encaminhado aos aterros sanitários”, explica Mayra.
No primeiro ano de atuação, em 2023, a Pomerwasser investiu, de forma emergencial, nas demandas urgentes e crônicas do sistema de abastecimento de água. Entre as ações, estão a modernização da ETA 1, a ampliação da reservação de água, a adequação de redes de distribuição, bem como a atualização do parque de hidrômetros e a implantação de boosters em localidades críticas.
Além disso, segundo a gerente, foram elaborados os estudos de concepção e os projetos executivos, tanto do sistema de abastecimento de água quanto do sistema de esgotamento sanitário, para um horizonte de 35 anos, o que norteará os investimentos para os próximos anos. “Acreditamos que ações como estas são essenciais para a busca de um futuro mais sustentável e que grandes mudanças começam com pequenas atitudes.”
Fonte: Testo Notícias



Comentários